Páginas

29/08/2011

8

U.P Hábito da Leitura na Infância

Como uma boa professora que sou sei que exigirei sem querer querendo da Sofia certas coisinhas...Uma delas será o Excelente Hábito de ler...Eu amo ler desde pequena, já que minha mãe era gerente da livraria da USP...e lá rolava uns tankicos de livros infantis que eu fazia questão de ler lá mesmo como se fosse a minha biblioteca particular!Cheguei a ler quando criança livros sobre raças caninas e alimentação bovina,já que a USP daqui de Pira tem os cursos de Engenharia de alimentos,Zootecnia e agora Veterinária(eu quero fazer)!
Meu primeiro livro preferido é um que eu tenho até hoje :"Pequeno Vampiro" li a coleção toda,mas só tenho o 1º livro mesmo,eu devia ter uns 10 anos qdo ganhei ele da minha mãe...
Meu maior sonho de consumo e ter uma biblioteca em casa, daquelas estilo de filme...Com direito a prateleiras embutidas,poltrona revestida de napa marrom,puff pros pés,luz amarelada pras noites em que eu querer um chá um livro e nada mais!
E como a leitura me levou a diversos lugares,a conhecer diversas culturas sei que foi esse gosto pela leitura que fez com que eu tivesse um vocabulário extenso até demais,conhecer diferentes assuntos e saber me portar em determinadas situações...Digo a todos que não sou inteligente sou ESPERTA e foi os livros que me ensinaram...Tá até ai ninguém tá ne ai...
Vamos ao que interessa...Como adquirir o habito da leitura na infância  Simples...Você mãe/pai gosta de ler? Isso é fundamental pois vc é exemplo vivo pra teu filho...
-Como ele vai gostar de ler se NUNCA te ver com um livro...ou se vc nunca ler um livro pra ele!
Começa assim gente...Se você ler pelo menos 1 vez por semana pro teu filho desde bebezinho ele saberá o quão gostoso é ler! As crianças adoram historias e ai cabe aos pais (depois lá pra frente o professor)mostrar de onde elas vem...
-Você acha que por que ele é bebê ele não vai entender? Pode até ser que ele não entenda mas as mudanças  na entonação de voz faz com que ele pare pra prestar atenção...e com o passar do tempo ele vai compreendendo que aquele é o momento da historinha...
-Crie um ambiente da leitura...pode perceber que em muitas escolas tem um cantinho com livros,tapetinho e almofadas pras crianças ficarem a vontade na hora da leitura!Em casa vc pode criar a "HORA DA HISTÓRIA" e se transformar nos personagens,fazer fantoches (com reciclagem mesmo...quem não sabe fazer fantoche de meia!?) ter um paninho pra chão só pra essa hora...você coloca o pano/tapete e a criança já sabe que é hora dela sentar e escutar uma boa história!
-Compre livros adequados pra cada faixa etária...Não adianta vc comprar Os Lusíadas pra uma criança de 5 anos...Ou comprar um livro com muita escrita e pouca figura pra uma de 2 anos...Para os bebês (como Sofia) existe livros com mordedores e chocalhos,livro de banho,livros sonoros e com fantoches...
Mamães e papais...Existe um mercado enormeeee de livros infantis...Mas não adianta vc comprar um livro lindo de Pop Up pro teu filho e não ler para ele e com ele!
Não é necessário um livro com textura/som/pop up/e tudo mais que tem direito pra criança gostar de ler...Esses são artifícios pra "prender" a atenção, mas deve-se estimular o gosto pela LEITURA e não somente pelo "brincar de livro"...Há livros caríssimos sim,mas há coleções de R$5,00 vem 10 ok!E se bobear vem um cd de música...
Leitura nunca é demais!
Primeiro livro de Sofia...Com um patinho de fantoche 


Sofia "comendo"o conhecimento
Um dos livros que fará parte da biblioteca da Fifia!



8 comentários:

  1. Glau então to querendo colocar a Gi na natação sim, eu fui ver tudinho na Nautilus, é 85 por mês, ou vc faz o pacote de um ano e fica 60 por mes, ou o pacote semestral que fica 66, parece q tbm quem tem convenio tem alguns descontos esses eu não sei te informar, é 2 vezes por semana, ja tem vaga, e a mãe precisa entrar junto na piscina com a baby...

    bjocas em vcs
    e quem sabe não nos encontremos por lá, to querendo colocar a gi em setembro no maximo outubro ...

    ResponderExcluir
  2. A que lindaaaaa....
    Eu quero que meu filho tenha esse habito de ler...
    Ele não para, para ouvir uma historinha, mas ele mesmo gosta de pegar os livros e olhar pagina por pagina...
    E ate engraçada de se ver...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!! Eu tb adoro ler, e ensinarei minha pequena a gostar tb, como minha mãe me ensinou!
    Vi falando no Faustão, sobre esse livro, e logo lembrei da minha afilhada virtual... hehe!!!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. eu sempre fui apaixonada por leitura, nos intervalos do colegio eu me internava na biblioteca e devorava livros! como vc tb lia de tudo, e eu amava os de biologia dos animais, nossa e tenho esse sonho tb,d ter uma biblioteca, quem sabe um dia! com certeza eu quero q a Clarice tenha esse habito, afinal é tudo d bom né! bjs

    ResponderExcluir
  5. ai que lindaaaaa. tbm quero comprar livros pra clarissa. ela ainda nao tem nenhum. e quero evitar internet, tv e outras coisas pra pequena! rs

    ResponderExcluir
  6. ADOREI FLOR ! TBM QUERO PASSAR ISSO AO DAVI

    VE LA NO NOSSO CANTINHO TD Q TO FZD PRA FESTINHA DELE RS

    BJS DA SOGRINHA NA SOSO

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc temos que passa isso pro nosso bebê estou tentando com o Renan mais ele baba os livros etc é um fofo....sua bebê está uma gracinha grande ela né

    beijos

    ResponderExcluir
  8. eu amo lerr ,meu marido tbem

    a Fufu ja tem varios livrinhos q ela ganhou

    quero q as meninas tbem goste

    beijos

    fifi ta cada vez mais linda

    ;p

    ResponderExcluir

Os meus posts são movidos a comentários...Então esse blog depende de vc para ter novas postagens...
Glauh e Sofia agradecem!
Blessed be!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...